Grupo Discos Brasil 2

Grupos do Google Participe do grupo Discos Brasil 2
E-mail:
Visitar este grupo

AVISOS

AVISO 01/06/13:
Todas as postagens de 2013, links revisados estando todos funcionando e sem protetor de link.

AVISO 01/01/2013
Todas as postagens e repostagens serão realizadas a partir de 01/01/2013 e você pode conferir na coluna a Direita : ACERVO DISCOS BRASIL 2.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Grupo Zambo : Bahia, Grupo Zambo

Título : Bahia, Grupo Zambo
Artista : Grupo Zambo
Data de Lançamento : 1976
Selo : Discos Marcus Pereir


FAIXAS:
01- Catendê (Louvação ao Deus da Folha Ossain)
02- Sirrum (Axexé de Homenagem aos Mortos)
03- Kiningé (Louvação à Rainha do Mar)
04- Aguemarina (Louvor a Ossain)
05- Dialeto
06- Giló
07- Luna (Homenagem a Mestre Bimba)
08- Salomão (Homenagem a Mestre Pastinha)
09- Origens
10- Reza da Noite e Durê (Candomblé de Nação Angola)




NOTA: Disco raríssimo disputado a fortunas e tapas nos sêbos do Brasil. Eu mesmo entrei em muitas brigas para conseguir esse exemplar! Justifica sua fama por ser procurado exatamente por suas qualidades intrínsecas, tais como delicadeza, qualidade de gravação, seu clima mítico (quase místico), e por ser, talvez, um dos últimos representantes de uma música genuinamente brasileira, devidamente inspirada em suas origens nos terreiros brasileiros. Zambo é um grupo baiano e faz-se aqui a necessária distinção entre música feita na Bahia com música genuinamente baiana, e já faz muito tempo que há um descaso com a música realmente popular, pois muita coisa classificada como música brasileira está na verdade muito longe dos valores musicais e literários da nossa cultura.

Zambo significa mulato, ou seja, a música do branco e do negro aqui se misturam - daí ouvirmos claramente a harmonia existente entre flautas, violas, atabaques e xequerês. A miscigenação racial tem sua correspondência cultural no sincretismo musical e assim, o grupo Zambo faz música da melhor qualidade com o melhor que nossa terra e nossa religião pode oferecer: a pureza e a força de um Brasil ainda por se descobrir em sua fé concretizada nesta delicada jóia musical.

Fonte: Acervo Ayom
P.O. 05/10/11 - 11:04H

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...